Pular para o conteúdo principal

Movimento 'Mude de Lado e Evite a Pressão' - SOBEST


A Sobest, Associação Brasileira de Estomaterapia – Estomias, Feridas e Incontinências, realiza em novembro a Campanha 'Mude de Lado e Evite a Pressão', de conscientização sobre as úlceras por pressão, muito comum em pessoas acamadas e impossibilitadas de mudar de posição. As ações, que serão realizadas em diversas partes do País, fazem parte de um movimento internacional, que tem como data principal 19 de novembro, o Dia Mundial de Prevenção da Úlcera por Pressão.

'A Sobest trabalha ativamente para conscientizar pacientes e cuidadores sobre a importância da prevenção. Da mesma forma, capacita profissionais, em especial os enfermeiros estomaterapeutas, para atuarem da forma mais eficiente possível, para garantir a qualidade de vida dos pacientes', ressalta a presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia, Maria Angela Boccara de Paula.

Instituições internacionais como National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) nos EUA e a European Pressure Ulcer Advisory Panel (EPUAP) na Europa preconizam medidas preventivas, baseadas em evidências cientificas, onde a principal delas é a mudança de posição. Atualmente vários países, incluindo o Brasil, seguem os protocolos baseados nas orientações dessas instituições (NUAP e EPUAP)."

      Imagem: Logo da campanha, 'Mude de Lado e Evite a Pressão'.
      Fonte: SOBEST <http://www.sobest.org.br/noticias/nacional>.

Autor: Associação Brasileira de Estomaterapia – Estomias, Feridas e Incontinências (SOBEST).

Comentários

Postar um comentário