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Arco de Charles Maguerez (1970) e as Etapas de Berbel (1999)

Método do Arco de Maguerez, 1970

A realização da atividade proposta utilizando-se a Pedagogia da Problematização, operacionalizada pelo Método do Arco de Maguerez (1970), no Centro de Terapia Intensiva em um hospital de referencia em oncologia da Região metropolitana de Belém-PA.

A PROBLEMATIZAÇÃO

A partir desse entendimento, a Metodologia da Problematização, utilizando-se do esquema do Arco de Charles Maguerez, concretiza-se nas seguintes etapas (BERBEL, 1999):

1. Observação da realidade e elaboração do problema – os alunos são levados a observar a realidade com o objetivo de captar os diferentes aspectos que a envolvem, expressando suas percepções pessoais e selecionando uma situação a ser problematizada;
2. Levantamento de pontos chaves – os alunos destacam do que foi observado o que é verdadeiramente importante, procurando identificar os pontos-chave do problema em questão;
3. Teorização – os alunos passam à teorização do problema, procurando saber o porquê dos aspetos observados confrontando com a cientificidade.
4. Hipóteses de solução – os alunos formulam hipóteses de solução para o problema em estudo, cultivando a criatividade e a originalidade, levando em consideração os condicionamentos e limitações da realidade;
5. Aplicação a realidade – caracteriza-se pela prática das soluções que o grupo encontrou como viáveis e aplicáveis, aprendendo a utilizar o aprendido em situações diferentes.

                                        Fonte: Google Imagens.

É importante ressaltar que a participação do professor é fundamental com todas as etapas do Arco, como orientador metodológico nas decisões.

A seguir, citamos algumas estratégias metodológicas que poderão ser desenvolvidas na operacionalização do currículo:

 Roda de conversa; 
 Relato de Experiência;
 Exposição interativa;
 Projetos de intervenção na comunidade
 Visita domiciliar;
 Aprendizagem auto-dirigida; 
 Seminário Integrado;
 Atividades de pesquisa e extensão;
 Estudo de caso
 Outras estratégias metodológicas, a partir da natureza do componente curricular

Esta proposta nos levou a algumas problemáticas, contudo, foi optado o tema das Lesões por pressão (LPP), pelo reconhecido nos pacientes das Unidades de Terapia Intensiva de alguns fatores que influenciam para o surgimento das LPP, como por exemplo, IDADE, baixa MBILIDADE e o ESTADO NEUROLÓGICO.

Texto completo: <Projeto Pedagógico Curso de Enfermagem (UEPA)>.

Comentários

  1. Muito legal! Não conhecia essa proposta do arco, vou utilizar com certeza.

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